quinta-feira, 19 de maio de 2011

Jonathan Mortimer Smith (Lil Jon)

Lil Jon, nome artístico de Jonathan Mortimer Smith, nascido no dia 27 de Janeiro de 1971 em Atlanta, Geórgia é um rapper, produtor, DJ e ator americano, alám de ser fundador da gravadora BME Recordings. Criador do estilo Crunk, que consiste num estilo pesado, variando do Hip Hop, mas possui batidas muito mais dançantes e fortes, que animam a música.

Lil Jon começou como Dj, e em 1989 terminou sua carreira em "Atlanta's Douglass High School". Em 1996, ele conheceu Lil Bo e Big Sam, assim formaram o grupo Lil'Jon & The East Side Boyz, para criar o álbum Get Crunk, Who U Wit: Da Album.
Na época em que trabalhava como DJ com o seu tio Chris Judged e T-Pain em Atlanta, despertou o interesse de Jermaine Dupri (considerado um dos maiores produtores da história de todo o hip-hop). Assim Dupri chamou Jon para trabalhar no seu selo So So Def, ele apresentava um programa na rádio V103, fez vários remixes para artistas como: Usher, Ludacris, Too Short e Xscape. Trabalhou entre 1993 até 2000, depois saiu para lançar sua própria produtora (BME Click).
Muita gente fala que Lil' Jon é muito melhor como produtor do que como cantor, não faltam referências para confirmar isso, ele produziu diversas músicas de sucesso como:
  • "Yeah!" (Usher) (a principal canção dele que o ajudou a ser o melhor cantor de 2004 do MTV Wards), além da Música do ano, ele produziu para diversas músicas de sucesso como:
  • "Goodies" (Ciara),
  • "Step Yo Game Up" (Snoop Dogg),
  • "Let's Go" (Trick Daddy),
  • "Tell Me When to Go" (E-40) (que o ajudou a erguer sua audiência para uma escala nacional),
  • "Culo" (Pitbull),
  • "Damn!" (YoungBloodZ)
  • "Cyclone" (Baby Bash)
  • "Salt Shaker" (Ying Yang Twins), diversas outras, e todos os seus sucessos, ele utrapasou seu mentor (JD), em um levantamento de uma famosa revista ele lucrou mais de 14 milhões de dólares em 2007 com sua carreira de cantor e principalmente produtor.

- Curiosidades*

O rapper Lil’ Jon selou seu caminho para o Guinness com o maior pingente de diamante já produzido. A jóia, com a frase “Crunk Ain't Dead”, tem nada menos que 19 cm de cumprimento por 15 cm de altura e pesa mais de 2 quilos.
“Estou feliz que o Livro dos Recordes reconheceu a mim e a minha jóia ‘Crunk Ain’t Dead’. Eu cresci lendo e ouvindo falar sobre pessoas e celebridades que quebravam recordes no Livro dos Recordes e isso sempre me fascinou”, comemorou Lil’ Jon. “Agora que estou na lista, a sensação é ótima. Vamos só ver quantos rappers tentam superar o meu pingente e quebrar o recorde”.
Quebrar o recorde de Lil' Jon não será muito barato: o pingente, produzido por um joalheiro de Beverly Hills, custou US$ 500 mil e contém 3756 diamantes, encravados em uma peça de ouro branco e amarelo de 18 quilates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário