terça-feira, 10 de maio de 2011

Robert Sylvester Kelly (R. Kelly)

Robert Sylvester Kelly, nasceu em Chicago, Illinois, no dia 8 de Janeiro de 1967, é um cantor, compositor e produtor musical estadunidense conhecido internacionalmente pela designação artística R. Kelly.
Conquistou sucesso como líder vocal do grupo "Public Announcement" em 1992. No final dos Anos 90, lançou o álbum de maior vendas da carreira, "R." (1998), que contém canções como "I'm Your Angel", com a participação de Celine Dion, "If I Could Turn Back The Hands Of Time" e "I Believe I Can Fly". Tornou-se um dos artistas melhores artistas no estilo R&B entre a década de 90 e início dos anos 2000, seu alter-ego permite considerar-se "The King of R&B". R. Kelly é conhecido por sua sonoridade gospel e letras altamente sexuais.
R. Kelly nasceu no subúrbio americano de Southside Projects, em Chicago, filho caçula entre as quatro crianças de Joanne Kelly, em 1967. A mãe cultivou o interesse do filho por esportes e música desde o ensino fundamental para afastá-lo de qualquer possível envolvimento com as gangues de tráfico de drogas da região. O jovem dedicou a infância à participação em shows de talento e campeonatos de basquetebol. A grande chance surgiu em 1990 quando cantou em um churrasco de amigos. Entre os convidados estava Wayne Williams, um representante da gravadora Jive Records. Ele gostou da apresentação e convidou Kelly para ingressar em carreira profissional.
O cantor foi apresentado a outros três jovens que fariam parte de um novo grupo, chamado "Public Announcement". O álbum de estréia do quarteto chegou às lojas em 1992 sobre o título "Born Into the 90s" e espalhou grandes sucessos nos Estados Unidos, como "She's Got that Vibe" e "Slow Dance".
O destaque de R. Kelly entre os demais integrantes do grupo fez com que ele fosse lançado em carreira solo um ano depois, com o álbum "12 Play", que incluiu o primeiro número um da carreira dele, "Bump n' Grind". Em 1995, o casamento ilegal dele com a também cantora Aaliyah (1979 - 2001) que gerou polêmica no país. A jovem, com apenas 15 anos de idade, teria apresentado documentos falsos para conseguir oficializar o matrimônio com Kelly, que já tinha 18 anos completos. O casamento foi anulado assim que o escândalo foi publicado na revista Vibe no início daquele ano.
R. Kelly começou a ganhar credibilidade como produtor depois de escrever e compor a canção "You Are Not Alone" para Michael Jackson em 1995. No mesmo ano, o cantor lançou o segundo álbum solo, que levava o próprio nome, R. Kelly. O disco conquistou sucesso ainda maior que o anterior, colocando em primeiro lugar três músicas: "You Remind Me of Something""Down Low" e "I Can't Sleep Baby".
O maior sucesso da carreira veio com o terceiro lançamento, R. (1998), um ambicioso álbum duplo composto por 28 canções escritas e produzidas por ele. O disco vendeu oito milhões de cópias somente nos Estados Unidos e contém canções como "I'm Your Angel", com a participação de Celine Dion, "If I Could Turn Back The Hands Of Time" e "I Believe I Can Fly", selecionada para fazer parte da trilha-sonora do filme Space Jam: O Jogo do Século, estrelado por Michael Jordan e pelo personagem dos quadrinhos Pernalonga (voz de Billy West), da Looney Tunes.
Kelly ganhou o primeiro Grammy da carreira por "I Believe I Can Fly" ("Canção R&B do Ano") em 1998. Na mesma cerimônia ele ganhou ainda os prêmios de "Desempenho Vocal R&B" e "Trilha-Sonora".
No auge do processo criativo, R. Kelly trabalhou com Janet Jackson "Any Time, Any Place", Jennifer Lopez "Baby I Love U", Toni Braxton "I Don't Want To", Britney Spears "Outrageous", Ja Rule e Ashanti "Wonderful", B2K "Bump, Bump, Bump", Joe "More and More" e Kirk Franlkin "Lean On Me".
O americano R. Kelly foi eleito o melhor artista de R&B dos últimos 25 anos em lista divulgada pelo site da revista americana Billboard.
Em 2002, a carreira de R. Kelly sofreu um grande abalo quando o jornal americano Chicago Sun Times divulgou fotos capturadas de um vídeo que mostraria o cantor mantendo relações sexuais com uma menina de 14 anos de idade. O material foi enviado por um anônimo à redação do jornal em Fevereiro daquele ano junto com uma carta que garantia a identidade do homem na gravação como sendo R. Kelly. A menina, ainda segundo o denunciante, era filha de um dos assessores do cantor.
Cópias do vídeo eram facilmente encontradas na Internet. A família da jovem negou qualquer envolvimento dela com R. Kelly e não abriu processo judicial contra o astro. Ainda assim, apromotoria de Chicago indiciou o cantor por 21 crimes relacionados a pedofilia, como abuso sexual de crianças e posse de pornografia infantil.
Depois do escândalo, o cantor ainda conquistou algum sucesso com o álbum Chocolate Factory, em 2003, puxado pelas canções "Ignition" e "Step In the Name Of Love". Mas com a conduta colocada em dúvida, as vendas foram tímidas e recuaram ainda mais nos lançamentos seguintes: Happy People / U Saved Me (2004) e TP3: Reloaded (2005), que vendeu pouco mais de um milhão de unidades.
Em 2008 R.kelly foi absolvido de todas as acusações.

Entre suas músicas mais conhecidas aparecem: 

"Wonderful" (Ft. Ja Rule & Ashanti)
"I'm a Flirt" (Ft. T.I. & T-Pain)
- "Thats That" (Ft. Snoop Dogg)
- "Same Girl" (Ft. Usher)
"Number One" (Ft. Keri Hilson)

Alguns vídeos só pra não perdee o costume'


Nenhum comentário:

Postar um comentário